Detalhe

Pibid e Residência Pedagógica anunciam resultado preliminar

16/05/2018 | Por: Capes | 103
Freepik

Dois programas de fomento à formação de professores da educação básica divulgam resultado preliminar nessa quarta-feira, 16. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou as 281 instituições de ensino superior (IES) que tiveram documentação habilitada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). No novo Programa de Residência Pedagógica, 241 IES tiveram projetos aprovados. Somados, os programas ofertam 90 mil bolsas em de cursos de licenciatura.

Instituições que não tiveram projetos aprovados têm até o dia 25 de maio para apresentar recurso. Nesta etapa de revisão, não cabe apresentação de novos documentos. O resultado final de ambos os programas será divulgado no fim de maio e os projetos tem previsão de início das atividades a partir de agosto. Apenas na divulgação do resultado final será divulgada a quantidade de cotas de bolsa aprovadas para cada projeto.

Programas
Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.

O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018 pela Portaria 38/2018. A finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Confira os resultados:
Pibid
Residência Pedagógica


Conteúdo Relacionado

Legislação

PORTARIA CAPES Nº 96, DE 18 DE JULHO DE 2013

Fica aprovado, na forma dos Anexos I e II, o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).


PORTARIA CAPES Nº 45, DE 12 DE MARÇO DE 2018

Dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)


ALTERAÇÃO DO EDITAL CAPES Nº 7, DE 01 DE MARÇO DE 2018

Torna público a alteração do edital 7/2018 - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), cujo extrato foi publicado do Diário Oficial da União no dia 1º/03/2018, seção 3, pág. 23.


EDITAL CAPES Nº 7, DE 01 DE MARÇO DE 2018

Torna público a seleção de propostas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).


Notícias

Pibid e Residência Pedagógica incluem instituições privadas com fins lucrativos

Para participar do Pibid e do Residência Pedagógica, as IES privadas com fins lucrativos precisam ter ao menos um curso de licenciatura vinculado ao Programa Universidade para Todos

Comissão aprova regulamentação da profissão de pedagogo

Pelo texto, a profissão será privativa de portadores de diploma de curso de graduação em Pedagogia