Detalhe

Selo Instituição Socialmente Responsável já está disponível para download

08/10/2018 | Por: ABMES | 329
Foto: ABMES

Instituições que participaram da 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular já podem realizar o download do Selo Instituição Socialmente Responsável 2018. Para ter acesso ao arquivo, todos os dados precisam estar preenchidos corretamente.

A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. O Selo pode ser estampado em publicações, site, folders, informativos e outras peças de divulgação.

Clique aqui para entrar no sistema e fazer o download.

2018
Em sua 14ª edição, cerca de 800 instituições de educação superior aderiram à Campanha da Responsabilidade Social, realizada pela ABMES. A maior mobilização aconteceu de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.

Mais de oito mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades.

IES de todas as regiões do Brasil marcaram presença no movimento. A região que mais participou foi o Sudeste, seguido pelo Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.

Responsabilidade Social nas IES
Responsabilidade social é uma das dimensões institucionais obrigatórias na avaliação das instituições de educação Superior.

A Lei nº 10.861/2014, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), definiu que a avaliação das IES, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes deve envolver também a responsabilidade social. Especialmente a contribuição da instituição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

A Campanha
Realizada desde 2005 pela ABMES, a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano.

Aderindo à Campanha, a IES contribui para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o país.

Concurso Silvio Tendler de Vídeos
Complementando as ações da Campanha, a Associação realiza ainda o Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade das IES.

As inscrições para a 12ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos sobre Responsabilidade Social das IES já estão abertas. Podem participar todas as instituições que aderiram à Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular em 2018.

Serão entregues quatro prêmios de R$ 2,5 mil nas seguintes categorias: Documentário, Cobertura Jornalística, Vídeo Institucional e Videoclipe.

Clique aqui e confira a íntegra do regulamento do Concurso.

Clique aqui para inscrever a sua instituição.


Conteúdo Relacionado

Vídeos

ABMES realiza 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

Instituições de educação superior de todo o país, associadas ou não à ABMES, já podem cadastrar seus projetos na 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Realizada desde 2005 pela ABMES, a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Saiba mais e participe!

Notícias

Ensino Superior Responsável

Selo é concedido pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (ABMES)

Prazo para finalizar cadastro na Campanha da Responsabilidade Social 2018 acaba na sexta-feira (26)

Após esta data, não será possível realizar nenhuma alteração no sistema da ABMES. Com todas as etapas concluídas, o "Selo IES Responsável" ficará disponível para download na mesma página

12ª edição do Concurso Silvio Tendler de Vídeos: inscrições abertas

Instituições de todo o Brasil que participaram da Campanha da Responsabilidade Social em 2018 podem concorrer em uma das quatro categorias. Inscrições até 25 de janeiro de 2019

Ações extensivas atendem mais de 50% da população do Pontal

Setembro Amarelo é o tema das ações de responsabilidade social da Unoeste. Dentro das atividades, que acontecerão de 17 a 22 de setembro, terão atividades aquáticas, atividades de integração e socialização da população

Mesa Brasil: Senac ensina receitas com aproveitamento de alimentos em Manaus

A Fatese realizará, entre os dias 17 e 21 de setembro, atividades que ensinam, a comunidade, receitas com o aproveitamento de alimentos, higienização facial entre outros

Estácio promoverá ações sustentáveis e de responsabilidade social no Grande ABC

Diário da Grande ABC destaca as atividades voltadas para a comunidade que a Estácio, presente em 23 estados, realizará até sábado (21)

Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social é realizada em três cidades de SC

Na semana responsabilidade social acontece de 17 a 22 de setembro na Universidade Estácio de Sá Santa Catarina. As atividades incluem a arrecadação de material reciclável para confecção de itens que serão doados para pessoas com deficiências

UBEC celebra Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior com ações nas unidades de missão

Ao longo da semana (de 17 a 21 de setembro), a União Brasileira de Educação Católica realizará projetos sociais em suas sedes

Universidades oferecem atendimentos gratuitos à população

Agência Brasil: a partir do dia 17/09, as IES de todo o país que estão participando da Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, organizada pela ABMES, realizarão ações e atendimento gratuitos para a comunidade

O papel social das IES

Responsabilidade social universitária tem relação direta com o compromisso das instituições de ensino em oferecer educação de qualidade

IES já podem cadastrar ações na 14ª edição da Campanha da Responsabilidade Social

As iniciativas podem ser realizadas durante todo o ano de 2018, porém, a maior mobilização acontecerá de 17 a 22 de setembro, durante a Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular